E alguém morre de tristeza?
Sim. Tristeza é um sentimento como qualquer outro, e como sentimento, ela tem poder sobre nossa vida. O sentimento ruim pode não aparecer para os outros, mas a gente sabe bem onde ele está, e ele consome nossa alma, e nosso corpo. A tristeza pode aparecer como desânimo, amargura, abatimento, ou também como úlcera, dor de cabeça, taquicardia, enfim...
A tristeza, como qualquer sentimento, as vezes não se apresenta de maneira imediata, as vezes nem anuncia sua chegada, e quando vemos, já fomos tomados por algo, que nem sequer reconhecemos.
Tínhamos uma cachorrinha. Adotamos ainda bebê, e apesar de seu tamanho, ela sempre foi considerada um bebê. Tivemos que mudar de casa, e não conseguimos ficar com a cachorrinha. Com o tempo ela foi ficando triste, triste. As vezes não comia direito, ficava prostrada, até que parecia ter se acostumado com nossa partida; parecia ter se esquecido das nossas brincadeiras, de quando a colocávamos para dormir na rede, (sem falar no dia que peguei no sono deitada no chão com ela). Hoje, fico sabendo que ela comeu sua ração, e ficou no portão onde sempre esperava por meu pai. Ela então se deitou, e não mais acordou. Ela morreu de tristeza. A tristeza nos consome, e as vezes parece que a única forma de ir embora é com a chegada da morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário