Terminei a leitura de Crime e castigo, mas como meus sentimentos já estavam calmos, eu nem ia postar nada aqui, mas fiquei pensando na vida e resolvi escrever alguma coisa.
Tive que me esforçar muito pra concluir a leitura do livro. Tive uma tremenda dor de cabeça. A cada página parecia que alguém jogava minha cabeça na parede. Deitei na cama pra continuar lendo, e tive uma absurda vontade de dormir, meus olhos não aguentaram, fechei o livro e resolvi dormir. Como já tinha dias que não dormia direito, aproveitei o sono, mas depois de escovar os dentes e voltar pra cama, meu sono sumiu...Ai céus! Peguei o livro novamente e as pontadas na cabeça se intensificaram. Tudo se intensificava, menos meu sono.
É normal pra mim este sofrimento ao ler o final de livros. Eu realmente estava cansada, tinha dormido pouco na noite anterior, e ando virando as noites. Mas a dor de cabeça apareceu como se meu corpo gritasse pra que eu não lesse o final do livro. Eu não suporto o fim, sempre fico com palpitações, sempre fujo de ler os finais dos livros. As vezes eu leio o livro até quase no final, pego outro livro e enquanto já estou lendo o segundo, eu retomo o primeiro livro..Final de livro é como um parto pra mim. Aliás, final de tudo, relacionamentos, livros, artigos, qualquer coisa..Eu sempre vou evitando, contorcendo, sofrendo, faço de tudo pra não chegar no fim. As vezes o meu corpo sofre, já que não posso fugir de mim.
O final é surpreendente, o livro é maravilhoso. Senti uma tremenda vontade de ler outros livros de Dostóievski, mas vou com calma, bater de frente comigo por muito tempo pode estragar meu estado de consciência. Ler Dostóievski é ler a si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário