Ela, com todo seu passado, seus olhos gastos, de cabelo bagunçado, desordenado. Desenha seu futuro, pensando em um passado inexistente. Imersa a tantas desilusões, desconhece o que está diante de seus próprios olhos.
Minha eterna menina, esta mulher pra lá de vivida. Mas isto não me importa, não me importou quando de fato, eu a conheci. Peça rara, diamante bruto, descuidado e largado. Não tive o trabalho de cuidar, ou polir. Não há trabalho em felicidade, mas é claro, o que se foi não importa.
Aprendendo e ensinando, essas aulas da vida exaurem e as vezes cansam, sem que haja benefícios. Já digo aos navegantes que buscam por aventuras extremas. Não se iluda com essas filosofias baratas, essa coisa de auto-ajuda, isso te faz engolir a realidade. Te faz mascarar a realidade, fazendo com que fique ocupado em melhorar comportamentos, ou até em focar o pensamento. Mas que se foda o foco.
Quem vive de foco, é quem está no mastro. " ..O lugar onde nos seguramos é o joanete, onde se fica de pé entre duas barras paralelas. Ali, jogado pelo mar de um lado para outro, o principiante sente-se tão confortável quanto se estivesse sobre os chifres de um touro" (Moby Dick- Herman Melville). Este trecho, narrado por Ishmael, retrata um sujeito focado? Preso a um curto espaço, fixando seu olhar no mar, buscando algo, (no caso do livro, baleias) e quando somos focados? Ninguém merece este constante balançar da realidade este massacre em ter que ser focado.
Miseráveis donos da "realidade", querem a ausência de amor ou liberdade. Nem sequer sabem culpar o sujeito por sua liberdade. Liberdade requer responsabilidade, mas não sacrifício e sofrimento. Ah, por favor! Culparam aquele doce diamante pelo que não fez.
Tanto sacrifício. Construiu castelos, sonhos, construiu de tudo em cima dos outros. Fez como aprendeu, mas se esqueceu do detalhe: havia aprendido errado. Meu diamante segura um touro muito feroz, e o pior não está em sua ferocidade, mas sim, na força de como o segura. E meu diamante tem força. Eu até tento afagar suas mãos para que fiquem menos pesadas, mas não adianta. Meu diamante já construiu seu touro, seu mundo e já prevê suas responsabilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário